“Parafraseando Gandhi, não há um caminho para a holopráxis; a holopráxis é o caminho!... Neste fio-de-navalha é que vamos temperando o aço do Ser. Para que possa melhor cortar as amarras da normose! Grato por seguirmos nesta boa Conspiração do Despertar. Em marcha!”
Roberto Crema
"Amigos,
Penso que os primeiros passos do projeto Holopráxis no Ceará estão dados na direção correta. Como toda experiência nova, nossa paciência será testada. Nossa perseverança também. O grupo pode ser tentado a eliminar a diferença, ou o contraste, como modo de harmonização. No entanto, o desafio passa por estar aberto a conviver com a diferença de pontos de vista.
Vejo a experiência de Holopráxis como um campo de troca de testemunhos e impressões, e também como um centro de inspiração para que cada um de nós possa trabalhar a si mesmo com mais eficiência ao longo do caminho do autoconhecimento. Meditação regular, auto-observação, estudo holístico e filosófico, trabalho altruísta e anônimo, são alguns pontos básicos do desafio diário.
O mundo externo só pode ser resultado natural do que ocorre na mente e no coração humanos. É dentro de cada um de nós que começa a paz, e essa tarefa não é simples, nem imediata, mas é a coisa mais importante que há por fazer.
Manifesto meu agradecimento a Cláudio Azevedo por haver aceitado o desafio de coordenar a Holopráxis Ceará, e também minha total confiança no trabalho dele. Que todos possamos apoiá-lo sinceramente nessa tarefa, enquanto manifestamos nossas diferentes visões do caminho.
Força e paz, Carlos Aveline".
A UNIPAZ, criou um projeto piloto nacional intitulado Rede de Holopráxis, que se iniciou em Brasília e em Fortaleza, mas que continua apenas em Fortaleza. O termo holopráxis tem muitas acepções possíveis. Pode ser usado no sentido coletivo e pode ser usado no sentido individual. Sem excluir o sentido de prática coletiva – ioga, dinâmicas de grupo, caminhadas, danças, cantos, poesias – o sentido geral do projeto aponta para práticas fundamentalmente individuais e internas, ainda que possam ser coletivas: a reflexão, a meditação, a leitura, a auto-observação, o diálogo e o trabalho altruísta. Esse é seu foco central a médio e longo prazo. O Projeto Holopráxis não exclui as holopráxis coletivas do seu propósito, mas elas não são, até agora, seu foco central.
Outras maneiras de descrever a idéia do projeto holopráxis são: "prática da presença divina", "prática do silêncio", ou, literalmente em relação à origem da palavra "holopráxis", "a prática da percepção do todo universal". A idéia central do projeto é que cada indivíduo deve assumir responsabilidade sobre sua aprendizagem individual, e ao mesmo tempo ele pode ter um âmbito para trocar idéias sobre o aprendizado em relação à vida.
A primeira etapa será criar em cada campus um grupo de pessoas interessadas no tema e que assumam um compromisso pessoal e perante o grupo pelo seu autoconhecimento e autotransformação (nem que sejam, de início, apenas duas pessoas - "pois Ele Estará no meio delas"). A idéia central do Projeto holopráxis é criar, sem pressa e sem preguiça, um sistema aberto e multidimensional de ajuda mútua no caminho do autoconhecimento, um processo de estímulos à prática diária do auto-aperfeiçoamento, à busca do conhecimento do Ser interior, um espaço de cooperação, debate, estudo e meditação.
O convite para a Rede Holopráxis é baseado nas seguintes premissas:
Pelo fato de que temos a mente aberta, podemos avançar de mil maneiras e em inúmeras direções externas. O potencial é enorme. Mas deveremos ter a humildade de dar os primeiros passos concretos sabendo que eles são pequenos, limitados, e não espetaculares. O Projeto Holopráxis é um processo.